Alchimista - Saturday, May 25, 2024
Em abril de 2024 teve lugar em Berlim o Wikimedia Summit, uma reunião anual de representantes dos Afiliados da Wikimedia, da Wikimedia Foundation e de outros grupos do movimento, como o Comité de Afiliações. A edição de 2024 teve a particularidade de ser a última edição nos moldes atuais, com a Wikimedia Alemanha, a abrir mão da organização do evento e a deixar na comunidade a definição e organização das seguintes edições.
Além da definição relativamente ao rumo que o Summit teria, a grande discussão prendeu-se com questões de governança, em especial na carta do movimento, que se encontra no seu processo final de elaboração. Para tal, ao longo de dois dias fomos discutindo ora em plenário, ora em grupos focalizados, os vários tópicos da carta do movimento.
No final, entre pontos decisivos, recomendações e recomendações extra carta do movimento, cerca de 50 pontos foram aprovados em plenário.
Paralelamente ao grande evento, desenrolava-se todo um conjunto de micro-eventos. Conheci finalmente o João Peschanski do Brasil, uma amizade construida ao longo de uma década, um respeito assente nas dificuldades que fomos atravessando, e no que fomos construindo ao longo desse tempo. Aproveitamos para por a conversa em dia, e lançar algumas sementes de projetos futuros para a lusofonia. Estar junto têm destas coisas, começamos logo a planear a próxima vez em que possamos conviver novamente.
Conheci pessoalmente também o Valério, outro veterano destas guerras com uma visão impar, assim como a Andi, uma agradável surpresa.
Ao longo das várias pausas houve oportunidade para trocar experiências com inúmeras pessoas de variados temas. O Porto Meeting e as línguas minorizadas foi um dos tópicos mais abordados. Conheci a Mali Brødreskift e o Sadik Shahadu do Hub de Diversidade Linguística, e trocamos imensas experiências. O Sadik era um dos oradores convidados da edição 2023 do Porto Meeting e acabou por participar apenas virtualmente, então fomos alinhando os astros para que possa comparecer na futura edição. A Mali é extremamente conhecedora sobre projectos de línguas minoritárias, então forma longas as conversas em torno do tema, especialmente em tentar integrar o grupo do Porto Meeting no Hub, sem haver duplicação de esforços. Mais conversas ficaram alinhavadas para o futuro, há muito a discutir nesse campo.
Mais histórias aconteceram, mas ficam para os próximos posts.